TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Melhorar o transporte coletivo

O transporte coletivo é um serviço essencial e um direito social garantidos na Constituição Federal (Art. 6 e 30). Embora a Lei atribua aos municípios a responsabilidade de prestar esse serviço, diretamente ou sob regime de concessão, os poderes públicos federal e estadual não podem se furtar a criar políticas públicas que atendam essa necessidade essencial da população.

É por meio do transporte que o cidadão pode acessar os demais direitos fundamentais (educação, trabalho, vida digna e saúde, cultura, lazer e esporte, liberdade etc.). É ele também que garante o direito à cidade e participação na vida urbana. 

Uma infraestrutura sem qualidade do transporte compromete a mobilidade e a capacidade de deslocamento. A falta de acessibilidade em alcançar fisicamente os destinos desejados em distância, tempo e custo e um sistema de transporte ineficiente em conectar localidades separadas não atendem a função social do transporte. 

“Adotar medidas que garantam a acessibilidade e a mobili- dade que sustentem qualidade de vida deve ser o objetivo dos governos e deputados”, afirma Luiz Claudio Marcolino. “Somente através da mobilização da sociedade avançare- mos para um Sistema Único de Mobilidade, a exemplo do que temos para a Saúde e Educação”, completa.

Por acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida

O padrão do transporte coletivo na maioria das nossas cidades é realizado por uma frota de ônibus, muitas vezes sucateada e insuficiente para atender a demanda da população. Quando associamos esse serviço à mobilidade urbana, que nada mais é do que tornar o direito de ir e vir uma experiência satisfatória, a situação é ainda mais grave e distante das expectativas da sociedade.

Tarifas altas, estações inadequadas às pessoas com deficiência (PCDs), idosos, crianças, a indisponibilidade de horários, a falta de conexão entre os vários modais, os baixos salários e a precarização das condições de trabalho de motoristas e cobradores, a disputa do mesmo espaço urbano com os carros, são alguns dos problemas que exige um olhar cuidadoso das autoridades.

Luiz Claudio Marcolino é economista, bancário e dirigente sindical e vice-presidente licenciado da CUT/SP. Foi deputado estadual, diretor da Adesampa e Superintendente do Ministério do Trabalho. Atua por moradia, pela valorização dos trabalhadores e do servidor público, da economia solidária, do cooperativismo e empreendedorismo para maior desenvolvimento econômico e social.

Atuação parlamentar

Transporte 24h (Metrô e CPTM) Atento às demandas da sociedade, dada a importância e a necessidade de locomoção de uma população que cresce progressivamente, Marcolino na Assembleia Legislativa, como Deputado Estadual foi autor do projeto de lei que prevê funcionamento do metrô e trens 24h, na região metropolitana de São Paulo. Por ser um tema de muita relevância, Marcolino mantém esse debate, tendo conseguido implementar as primeiras linhas de ônibus noturno na Capital.

Quais são os desafios?

A crescente circulação de pessoas indo e vindo, além da grande concentração da população nas cidades provocou novos desafios. Disputam o mesmo espaço público, carros, caminhões, motos, bicicletas, patinetes, pedestres e isso cria problemas de infraestrutura, como a falta de vias públicas adequadas (calçadas, faixas exclusivas), falta de estacionamento, além de congestionamentos, stress no trânsito e a poluição do ar que afetam a saúde.

Conheça os compromissos de Marcolino

  • Transporte Público 24 horas na Capital e Regiões Metropolitanas;
  • Lutar por subsídios que financiem o serviço de transporte público;
  • Legislar a favor de tarifas sociais;
  • Desenvolver políticas para redução dos acidentes e mortes no trânsito; 
  • Exigir do Governo Federal melhorar as condições do transporte coletivo por meio de financiamentos dos bancos públicos ao Estado e seus municípios;
  • Apoiar os municípios na implementação de ciclovias.
  • Desestimular o uso do carro e redução dos níveis de tráfego e poluição do meio ambiente através de investimentos em políticas que priorizem um transporte coletivo de qualidade com custo, disponibilidade e alcance desejáveis com alternativas tecnológicas limpas e seguras;
  • Defender a adoção de diferentes modais que propiciem uma mobilidade urbana mais conectada e inteligente com redução de custo e tempo;
  • Cobrar das prefeituras a fiscalização das empresas concessionárias, desde a conservação de frotas até a contratação e qualificação de motoristas, cobradores e mecânicos;
  • contratação e capacitação de motoristas, cobradores, mecânicos e fiscais;
  • Exigir das prefeituras investimentos em infraestrutura e planejamento da mobilidade urbana através da construção de vias, terminais e pontos de parada;
  • Defender a criação do SUM – Sistema Único de Mobilidade.
Acompanhe as rede sociais
Enviar uma mensagem
Olá, Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?