Das 25 audiências do Orçamento Estadual para o ano de 2025, a 10ª que será realizada em dois Córregos, na quinta-feira (18/02), será presidida pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT/SP), vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A audiência será às 18h, no Centro de Eventos Orídio Maziero e é aberta à população da cidade e da região.
Marcolino assume a coordenação dos trabalhos com a ausência do presidente da comissão, deputado Gilmaci Santos (Republicanos) que não poderá participar desse encontro com a população da Região Administrativa de Campinas. Neste ano, o deputado Marcolino já presidiu a parte final da audiência realizada em Murutinga do Sul, na Região Administrativa de Araçatuba.
As audiências do orçamento são promovidas pelos deputados estaduais para democratizar e ampliar a participação da sociedade na elaboração da peça orçamentária, que orienta os investimentos do Governo do Estado em obras e políticas públicas. Os encontros começaram em março e acontecerão até maio.
Saúde, educação, segurança, meio ambiente e desenvolvimento social estão entre as áreas apresentadas com maior demanda pela população e seus representantes: prefeitos e vereadores, nove primeiras audiências já realizadas em Divinolândia, Cordeirópolis, Presidente Epitácio, Caiabu, Penápolis, Murutinga do Sul, Ilha Comprida, Cosmorama e Santa Fé do Sul.
Análise
Na próxima audiência de Dois Córregos, o deputado Marcolino, que é economista, ampliará o debate para além dos pedidos da população. Ele vai apresentar um estudo sobre a situação orçamentária da cidade que recebe a audiência, da região na qual ela está inserida e ainda traz um panorama dos repasses que o município recebe do Governo Federal e do Governo do Estado.
“Essa análise permite que as pessoas entendam a relação que existe entre os orçamentos, uma vez que o município recebe repasses do Estado e da União”, afirmou o deputado Marcolino.
Para a audiência que ele vai presidir, o deputado prevê ampla participação popular. Nas últimas audiências foi grande a participação da sociedade e de lideranças. A cada ano, aumenta o interesse das pessoas porque há resultados positivos no atendimento das demandas.
“Nesse ano, por exemplo, cada região visitada terá a destinação de recursos entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão do orçamento do Estado. Os mais contemplados são os hospitais e as unidades de saúde. Mas o recurso pode ir também para áreas como esporte, cultura, desenvolvimento social e educação”, explicou. “Tudo depende do que é mais solicitado pela população durante a audiência. Por isso, a participação da sociedade civil é importante”, completou o deputado Luiz Claudio Marcolino.
SERVIÇO:
Evento: 10ª Audiência do Orçamento Estadual 2025 da Alesp
Data e Horário: 18/04/2024, às 18h
Local: Centro de Eventos Orídio Maziero, avenida Helcy Bueno Faulin, 400 – Jardim Marina, Dois Córregos/SP
Público: Aberto ao público em geral