Marcolino apresenta projeto que reconhece Palestina como município turístico

Compartilhe

Com atrativos vocacionados ecológicos, cidade da Região Metropolitana de São José do Rio Preto poderá ser beneficiada com recursos

A cachoeira do Talhadão, no distrito de Duplo Céu, no município de Palestina, é certamente um dos lugares mais bonitos e com vocação ao ecoturismo da Região Metropolitana de São José do Rio Preto. De uma beleza exuberante, o lugar alia a beleza natural da cachoeira, com uma área verde capaz de abrigar turistas de toda região, para desfrutar das águas do Rio Turvo.

Sem estrutura que garanta a permanência dos visitantes com comodidade e a preservação do local, a cidade clama, através de lideranças locais, para que Palestina seja reconhecida como Município de Interesse Turístico, o que motivou o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, a apresentar o Projeto de Lei 492/2024, buscando o reconhecimento. “Felizmente os visitantes aqui preservam o local, mas não há investimentos para garanta condições adequadas para que aqui se torne um ponto turístico com toda a infraestrutura necessária”, afirma Lucas Aparecido da Silva, morador de Palestina, frequentador do local e liderança comunitária.

Marcolino aproveitou a oportunidade em que realizou, na cidade de Tanabi, vizinha à Palestina, à terceira reunião itinerante da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas para conhecer o local. “O potencial aqui é enorme. Dar condições para o desenvolvimento deste atrativo turístico, com preservação ao meio ambiente, requer recurso e o primeiro passo é garantir o reconhecimento como MIT”, explicou o deputado.

A Lei Complementar 1.261/2015 define condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico. Entre elas, de que a cidade tem que possuir atrativos turísticos, plano diretor de turismo e Conselho Municipal de Turismo. “Todos estes requisitos devem ser atendidos pela administração municipal e, e a apresentação do projeto é um estímulo para que os critérios, que só trarão benefícios a cidade, sejam cumpridos”, afirma Marcolino.

O diretor da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Palestina, Antonio Alves Garcia acompanhou a visita do deputado à cidade e, junto com um grupo de moradores, apresentou a demanda para o reconhecimento de Palestina como Município de Interesse Turístico. Ele destacou a necessidade de um planejamento para que a cidade tenha condições de se estruturar para se transformar num polo turístico regional. “O apoio do deputado é fundamental para avançarmos nesta direção”, disse.

O Projeto de Lei 492/2024 inicia sua tramitação e passará por comissões permanentes da Assembleia Legislativa. A expectativa é que ele avance no segundo semestre e possa, em breve, ser aprovado e sancionado pelo governador do estado.

Acompanhe as rede sociais
Enviar uma mensagem
Olá, Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?