Trajetória pela preservação do rio Tietê motivou homenagem do deputado Luiz Claudio Marcolino que protocolou Moção de Aplausos
O capitão fluvial da Marinha Mercante, Hélio Palmesan, tem uma história de amor e de defesa do rio Tietê há mais de quatro décadas. Essa dedicação e as incessantes atividades que continuam sendo feitas por ele, motivou o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) a propor uma Moção de Aplausos nº 390/2024 em homenagem à sua notável luta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O Rio Tietê, que tem o dia 22 de setembro dedicado em sua homenagem, tem uma importância histórica no desenvolvimento do estado, mas a degradação da qualidade das suas águas, das suas margens motivou uma mobilização pelos moradores ribeirinhos, entre eles se destaca o capitão Hélio.
Foi no movimento da Frente Pró-Tietê que o capitão e o deputado Marcolino, coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento e Proteção à Pesca Artesanal e à Aquicultura se conheceram. De imediato já uniram forças para ampliar a defesa pela recuperação do rio Tietê, que no interior sofre com a expansão de plantas aquáticas (macrófitas) o que inviabiliza a pesca, o turismo, a navegação e compromete a qualidade da água.
O movimento criado por Palmesan no início da década de 80 permanece. Natural de Barra Bonita, foi um acidente ambiental que levou o capitão a lutar em defesa desse rio, que na Capital já estava extremamente poluído naquele período, mas seguia com águas límpidas no interior.
Em 1992, fez uma expedição ecológica. Navegou pelo rio Tietê poluído. Denunciou a necessidade de um plano contínuo de despoluição do trecho na Capital, para preservar as águas do interior. O capitão Hélio Palmesan fundou a ONG Mãe Natureza, que todos os anos desenvolve educação ambiental e ações de conscientização com crianças e adolescentes, para que as novas gerações cuidem do rio e enfrentem a degradação.
“É o sonho de todo paulista que o rio Tietê seja completamente recuperado, desde a nascente, em Salesópolis, na Região Metropolitana de São Paulo, até a sua foz no rio Paraná. São cerca de 1.100 quilômetros de extensão por todo o estado. E a luta do capitão Hélio é um exemplo para todas as gerações. Pessoas como ele fazem a diferença na defesa do meio ambiente e continuam com o compromisso de seguir o seu ideal em benefício da sociedade e de um futuro mais sustentável”, afirma o deputado Luiz Claudio Marcolino.
A moção passará pelas comissões permanentes da Alesp e ainda não tem uma data para ser votada.