Cerca de 50 famílias que residem em uma área ocupada há sete anos na comunidade Chácara Progresso, região do Parque Recreio, Zona Sul de São Paulo, foram notificados a deixarem suas casas em dois dias. Com apoio do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), a Subprefeitura de Parelheiros suspendeu a ação.
O objetivo é que a situação das famílias seja apurada e todas as alternativas para garantir os direitos da população sejam adotadas. “Não é aceitável um prazo tão curto para que eles encontrem um novo local para morar. É preciso um planejamento e medidas eficazes para minimizar os impactos que uma desocupação causa na vida de quem não tem onde morar”, afirmou o deputado.
A realização de uma assembleia com os moradores está prevista para acontecer nos próximos dias, além da elaboração de um diagnóstico da comunidade. Uma nova reunião na subprefeitura também será solicitada por Marcolino.
Representantes da comunidade e assessores do deputado receberam na tarde dessa quarta-feira (17/01) a garantia do coordenador de Projetos e Obras da subprefeitura, Rodrigo Silva Santos, de que a demolição das moradias não será realizada no momento.
As condições de moradia da comunidade são precárias. Os moradores não contam com fornecimento de água e não há coleta de esgoto. Há comunidades consolidadas no entorno, mas toda a região é carente de projetos de moradia e regularização fundiária.