Deputado Marcolino destacará impactos das decisões do governo na arrecadação do município de Buritama

Compartilhe

Comissão de Finanças e Orçamento da Alesp promove audiência pública para a população participar da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026

Acontece nesta sexta-feira (22/08), às 10h, na cidade de Buritama, audiência pública do Orçamento Estadual de 2026, promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) é vice-presidente da comissão e vai apresentar ao público informações sobre a influência das decisões do Governo do Estado na arrecadação do município e da região.

Em novo estudo inédito sobre a desoneração fiscal do estado, que em 2026 deve ser de R$ 78,7 bilhões, o deputado Marcolino apresentará detalhes das receitas municipais e como a isenção fiscal dos setores produtivos influenciam de maneira negativa a capacidade de recursos das cidades paulistas. Para Buritama, o impacto dessa medida chega a 9,85% da receita direta do município. “São recursos que a cidade deixa de receber por uma decisão do Estado e que acaba interferindo no poder de investimento do município para políticas públicas para a população”, afirmou o deputado Marcolino.

As audiências têm como objetivo discutir detalhes do Orçamento Estadual de 2026 com a população e receber as demandas dos moradores por melhorias, projetos e até destinação e recursos para a saúde. No ano passado, teve início um ato da CFOP de definir durante a audiência quais pedidos dos moradores poderão ser atendidos pelo Governo do Estado.

Em 2024, foram destinados R$ 40 milhões em emendas á Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 para pedidos apresentados pelos moradores aos deputados estaduais durante as audiências públicas. Os repasses definidos já começaram a ser pagos pelo Governo do Estado.

“Fui um dos principais defensores dessa medida, por entender que o papel da comissão neste diálogo com a população, é o de acolher e valorizar os pedidos apresentados pelas pessoas, autoridades e lideranças que comparecem às audiências. Esse trabalho permanece nas reuniões deste ano, que começam agora”, afirmou o deputado Marcolino.

As audiências públicas prosseguem até outubro. Nesta semana, além de Rosana, serão realizados encontros em Presidente Bernardes e Cândido Mota. Serão ao todo 30 audiências em cidades que integram todas as Regiões Administrativas do estado.

SERVIÇO:

Evento: Audiência Pública do Orçamento 2026

Local: Buritama – Região de Araçatuba

Data e horário: 22 de agosto de 2025, às 10h

Endereço: Câmara Municipal de Buritama, rua avenida Benedito Alves Rangel, 1.500

Acompanhe as rede sociais
Enviar uma mensagem
Olá, Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?