Parceria entre a Fundação Banco do Brasil e Cooper ViraLata será lançada nesta terça-feira (06/05) e contará com a participação do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino
No próximo dia 6 de maio, será lançado o Projeto Catador Valorizado, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Cooper ViraLata de Coleta e Reciclagem. O ato, que marca o início dessa ação que vai beneficiar 117 catadores avulsos e cooperativas, terá a participação do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino. Estão confirmadas também as presenças do presidente da Fundação, Kleytton Guimarães Morais e da vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), Ivone Silva.
O mandato do deputado Marcolino tem atuado na promoção e valorização dos catadores e catadoras em todo o estado de São Paulo. Com dois projetos de lei protocolados que beneficiam esses profissionais da reciclagem, o deputado defende a categoria na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O deputado avalia como extremamente positiva a decisão da Fundação Banco do Brasil de apoiar o projeto de expansão do atendimento aos catadores avulsos e também na modernização dos equipamentos e infraestrutura da Cooper ViraLata que a tornará mais eficaz e sustentável.
Atualmente, a Cooperativa ViraLata tem 60 cooperados diretos e 23 catadores avulsos, que são coordenados por uma equipe de profissionais que buscam constantemente aprimorar o atendimento social e a eficiência da cooperativa, presidida por Wilson Santos Pereira.
“Com os 23 autônomos que já são parceiros da cooperativa, são recicladas 13 toneladas de materiais recicláveis por mês. Além de ampliar em cerca de 40% essa capacidade (5,2 toneladas) com a inclusão de mais 117 catadores avulsos e outras cooperativas, esses catadores receberão treinamento, capacitação para a triagem conforme o padrão da indústria e orientação sobre segurança do trabalho”, ressalta o deputado Marcolino.
Os participantes do projeto receberão também carrinho, equipamentos de proteção individual (EPIs), big bags e uniformes. “É um apoio fundamental para esses trabalhadores e trabalhadoras que muitas vezes são prejudicados porque acabam vendendo o material coletado a atravessadores e não dispõem de recursos para adquirirem os EPIs. O uniforme vai garantir o reconhecimento da sociedade e segurança para eles também enquanto recicladores”, afirma o deputado Marcolino.
O projeto terá investimento de R$ 3 milhões da Fundação BB para serem aplicados em 18 meses pela cooperativa. Serão atendidos catadores das regiões da Zona Oeste e Sul de São Paulo, como Capão Redondo e Aracati, além de catadores e cooperativas das cidades de Cotia, Osasco, Cananéia e Embu-Guaçu.
Com os recursos, também serão adquiridos um caminhão exclusivo para coletar o material dos catadores avulsos, uma nova prensa com capacidade de processar 300 kg de materiais em uma hora. Também será feita a construção de uma cisterna para captar água da chuva para reuso na cooperativa, instalação de sistema de energia solar e o desenvolvimento de uma horta comunitária para os cooperados e a comunidade do entorno da cooperativa, instalada no Jardim Jaqueline, na Zona Oeste da Capital.

Projetos de lei para catadores
Aprovado pelos deputados e vetado pelo governador Tarcísio de Freitas, o projeto de lei 393/2024, de autoria do deputado Luiz Claudio Marcolino, institui no estado de São Paulo o pagamento por serviços ambientais a catadores e catadoras autônomas e vinculados às cooperativas. “A proposta é garantir um repasse mensal aos catadores e catadoras pelos serviços prestados pela coleta, triagem e destinação para a reciclagem de materiais no estado de São Paulo. Eles são essenciais no apoio à limpeza urbana e ao meio ambiente”, afirmou o deputado Marcolino.
O outro projeto de lei do deputado Marcolino, o de número 423/2024, torna obrigatória a contratação de catadores e catadoras autônomos para a coleta e destinação correta dos materiais recicláveis dos órgãos públicos estaduais e dos eventos promovidos por eles. A medida permite a desburocratização e garante mais oportunidades de trabalho a esses profissionais que passam a ser valorizados pela política pública que essa proposta busca incentivar em todo o estado.
Serviço:
Evento: Lançamento do Projeto Catador Valorizado
Dia 06 de maio de 2025
Horário: 9h
Local: Cooper ViraLata
Endereço: rua Nella Murari Rosa, 40 – Jardim Jaqueline/SP