O SUS – Sistema Único de Saude, abrange três direitos fundamentais conquistados pelos brasileiros através do Movimento Sindical e Sociais na Constituição de 1988. São eles o direito à saúde, à assistência e previdência social. A Lei também determina que é dever do Estado garantir saúde à toda a população brasileira.
No entanto, nos últimos anos, as políticas dos governos federal e do estado de São Paulo foram voltadas para o desmonte da saúde pública. Temer e Bolsonaro retiraram recursos e congelaram despesas. No estado, os governos Dória e Rodrigo Garcia, enxugaram despesas, desvalorizaram os servidores e terceirizaram equipamentos inteiros ou fatiados para as OSS. Passaram a tratar a saúde como mercadoria e os cidadãos como clientes e consumidores.
O nosso SUS tem por objetivo promover, proteger e recuperar a saúde. Abriga servidores capacitados, que responderam com êxito no combate à pandemia da Covid-19″, ressalta Marcolino e completa:
“Minhas ações serão permanentes na defesa e fortalecimento do SUS, como política pública universal, gratuita.”
A piora é visível com os governos do PSDB. O Estado mais rico do Brasil pode oferecer serviços de saúde mais eficientes e de qualidade. Marcolino na Assembleia e Haddad no Governo propõem devolver à população o direito à saúde e a remédios, construir e administrar hospitais e postos de saúde com eficiência e reestabelecer órgãos de controle de doenças e valorizar os servidores da saúde.
Luiz Claudio Marcolino é economista, bancário e dirigente sindical e vice-presidente licenciado da CUT/SP. Foi deputado estadual, diretor da Adesampa e Superintendente do Ministério do Trabalho. Atua por moradia, pela valorização dos trabalhadores e do servidor público, da economia solidária, do cooperativismo e empreendedorismo para maior desenvolvimento econômico e social.
Os profissionais da saúde tiveram sua atuação reconhecida no Estado de São Paulo durante a pandemia da Covid-19. Renunciaram às folgas e às próprias famílias e atuaram com competência e eficácia no atendimento aos pacientes. Mesmo com a falta de máscaras, aventais e insumos e a morte de muitos servidores, o Estado foi pioneiro na vacinação e no tratamento dos pacientes. Marcolino, desde seu primeiro mandato como deputado estadual sempre lutou ao lado dos servidores da saúde e continuará na defesa dos seus direitos.
Luiz Claudio Marcolino
Telefone: (11) 9950-13310
E-mail: [email protected]
Copyleft © 2021 Luiz Claudio Marcolino. O conteúdo deste site, exceto quando proveniente de outras fontes ou onde especificado o contrário, está licenciado sob a Creative Commons by-sa 3.0 BR.