Novo Hospital Pérola Byington – Obras atrasadas e privatização

Transformar a privatização como ‘referência’ na gestão da saúde pública de SP. Foi assim que o vice-presidente da CUT-SP, Luiz Claudio Marcolino, iniciou sua coluna São Paulo em Foco, para criticar as administrações tucanas no estado. Marcolino utilizou como exemplo o novo prédio do Hospital Pérola Byington, referência no SUS para atendimento à saúde da mulher, que tem previsão de entrega até o meio desde ano.
Compartilhe
Imagem: Concepção da fachada do novo Hospital Pérola Byington (Reprodução)

Transformar a privatização como ‘referência’ na gestão da saúde pública de SP. Foi assim que o vice-presidente da CUT-SP, Luiz Claudio Marcolino, iniciou sua coluna São Paulo em Foco, para criticar as administrações tucanas no estado.

Marcolino utilizou como exemplo o novo prédio do Hospital Pérola Byington, referência no SUS para atendimento à saúde da mulher, que tem previsão de entrega até o meio desde ano.

Prometida em 2013, a unidade deveria ter começado a ser construída em 2014 e concluída em 2017, mas o início das obras se deu apenas em 2019. São quase 10 anos de atrasos, se levarmos em conta a primeira data de início das obras.

Para a construção do novo Pérola, o governo estadual fechou uma PPP (Parceria Público-Privada) e contará com financiamento público do BNDES de R$ 120 milhões, o que corresponde a 23% do investimento total previsto no projeto.

A empresa parceira fará a gestão do hospital por 20 anos e ficará responsável pela compra de equipamentos, manutenção e atualização tecnológica – ou seja, modernizar as instalações de acordo com a evolução do mercado da saúde.

O gerenciamento da área técnica (corpo médico, enfermagem, etc.) será feito por uma Organização Social de Saúde, ainda não definida pelo Estado, e isso tem gerado muitas incertezas entre os servidores, pois mesmo a direção do hospital dizendo que os funcionários irão para o novo prédio, o contrato da parceria não deixa isso claro.

“Isso é uma grande preocupação. Doria, que se diz ‘bom gestor’, mas mostra o contrário – não é bom gestor para a população, não é um bom gestor para os servidores. O governador pode ser bom gestor para o setor empresarial, que ele dialoga por meio das PPPs. A população pode não ter o mesmo atendimento de excelência que o Pérola Byington sempre realizou em SP.”

Confira na integra como foi a Coluna São Paulo Em Foco com Luiz Claudio Marcolino.

A Coluna São Paulo em Foco, com comentários de Marcolino, é sempre às quartas-feiras, a partir das 17h15, na Rádio Brasil Atual 98,9FM – https://www.redebrasilatual.com.br/radio/

Acompanhe as rede sociais
Enviar uma mensagem
Olá, Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?