8 de março: fortalecimento de mulheres perto de você

Compartilhe

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU na década de 1970, simbolizando uma luta história das mulheres por direitos, principalmente por equiparação salarial.

Hoje, décadas depois, o dia 8 de março não simboliza apenas uma luta por direitos e desigualdade salarial, mas também uma luta contra a violência, o machismo e também uma luta pelo fortalecimento das pautas femininas.

Importância do dia das mulheres

Não podemos simplesmente achar que o dia 8 de março é um dia de homenagem às mulheres. É preciso muito mais! Reflexão de como as empresas continuam, décadas depois, promovendo a desigualdade salarial. Dados de 2018 apontam que, no mundo, apenas 48% das mulheres maiores de 15 anos estão empregadas – para os homens, esse número é de 75%.

(Participação das mulheres no mercado de trabalho segue menor que a dos homens, diz OIT. Para acessar, clique aqui)

Além disso, ainda existem aqueles que defendem que mulheres devem ganhar menos, com o argumento de que “mulheres engravidam”. No Brasil, as mulheres recebem, em média, 20% menos que os homens, segundo pesquisa do IBGE que mostra que mulheres recebem menos em todas as ocupações.

Mulheres contra Bolsonaro

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataSenado, em parceria com Observatório da Violência Contra a Mulher, mostrou que 86% das mulheres brasileiras perceberam um aumento da violência contra elas no ano passado. O número é 4% maior que em 2020.

Cerca de 68% das pessoas entrevistadas conhecem alguma vítima e 27% declararam já ter sofrido este tipo de violência.

Neste ano de 2022, os atos do 8 de março terão como lema “Pela vida das mulheres, contra a fome, o desemprego e a carestia – Bolsonaro Nunca Mais!”

Em São Paulo, teremos ato a partir das 16h com concentração na Avenida Paulista, em frente ao Masp e após caminhada até a praça Roosevelt, na região central.

Acompanhe as rede sociais
Enviar uma mensagem
Olá, Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?