Cara companheira, vereadora Rai de Almeida, envio a você toda a minha
solidariedade e apoio, neste momento em que a senhora está sendo
covardemente ameaçada de morte e de brutal violência por um cidadão, um
criminoso, que certamente será identificado pela Polícia Civil e devidamente
processado judicialmente. A internet não é um ambiente sem regras e isento do
cumprimento das leis.
É lamentável que nesses dias que se aproximam da comemoração pelo Dia
Internacional da Mulher, essa ameaça ocorra na tentativa de intimidar seu
trabalho pelo Partido dos Trabalhadores e a luta do seu mandato na Câmara
Municipal de Piracicaba, na defesa dos direitos das mulheres pela igualdade,
equidade, respeito e contra a violência e o feminicídio.
Tenho absoluta certeza de que esse fato não vai calar a sua voz e nem a do
Partido dos Trabalhadores.
O PT é um partido que defende a democracia, as instituições e é incansável na
luta contra a exploração dos trabalhadores e das trabalhadoras, a injustiça social
e a miséria. E isso, aliado à defesa das mulheres pelo partido, incomoda os
machistas, os fascistas e aqueles que querem manter a situação de pobreza,
miséria do nosso povo e as mulheres sem direitos.
Para o PT é uma honra contar com uma vereadora com a sua história de luta e
de vida pública e política na cidade de Piracicaba. Conte comigo no PT e na
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Atenciosamente,
Deputado Estadual Luiz Claudio Marcolino
Secretário-geral do Diretório Estadual do PT

Cerca de 150 pessoas se reuniram com o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino e movimento de moradia para iniciar mobilização em Ubatuba

O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) fortalece união de moradores por moradia digna em Ubatuba, cidade integrante da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Ele apresentou a cerca de 150 pessoas, na quinta-feira (29/02), as ações do mandato na construção de políticas públicas de habitação de interesse social.

“Em todo o processo de mobilização e reivindicação a participação popular e a organização das comunidades são fundamentais. Foi dessa forma que a equipe do meu mandato contribuiu para a condução do processo de garantia dos direitos dos moradores do Morro do Fórum”, afirmou.

Nessa comunidade, 173 famílias tiveram de sair de suas casas. No início, não havia qualquer perspectiva de acolhimento por parte da prefeitura. “Com o meu apoio e a união dos órgãos como Defensoria Pública e Ministério Público, a Prefeitura de Ubatuba teve de promover o cadastro para o pagamento do aluguel social àqueles que têm direito ao benefício e iniciar um projeto de habitação popular”, comentou.

Com essa vitória, outras comunidades de Ubatuba começaram a se organizar e participaram da reunião do dia 29, como a Ipiranguinha. Na ocasião, a coordenadora do Movimento Habitacional e Ação Social (Mohas), Vani Poletti, e o assessor parlamentar Thiago Gallo, falaram aos presentes sobre a regularização fundiária, o Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, a organização do movimento pró-moradia e as conquistas em diversas regiões do estado de São Paulo.

Também foi apresentada por Gerson Florindo, liderança de Ubatuba, a nova presidenta da Associação dos Moradores de Ubatuba (AMU), Daniela Pedro. Ela é ex-moradora do Morro do Fórum e coordenou a comissão que participou de todas as negociações com autoridades e a Prefeitura de Ubatuba.

Daniela ressaltou que o trabalho coletivo, com o apoio do deputado Marcolino, garantiu que os moradores da comunidade conhecessem e lutassem pelos seus direitos. “A luta está só começando, teremos muito trabalho e vamos atuar forte para reduzir o problema da falta de moradia para a população pobre de Ubatuba”, disse.

Para Mayara Pedro, também da liderança do Morro do Fórum, é necessária a continuidade da mobilização porque há muita dificuldade para as pessoas conquistarem a casa própria e o aluguel social tem duração de tempo limitada. “Temos de permanecer unidos e agradecer ao deputado Marcolino pela sensibilidade, honestidade e o trabalho em nossa defesa. Nossa luta foi o começo da mudança por dias melhores para quem luta por moradia digna na cidade de Ubatuba”, afirmou.

Além do apoio do deputado Marcolino, a luta do Morro do Fórum teve apoio também da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP) por meio da Secretaria de Favelas, Ocupações e Cortiços, da Campanha Nacional Despejo Zero, da Central de Movimentos Populares (CMP) e do Mohas.