O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) participou de uma reunião com mais de 20 representantes do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD) na quinta-feira (27/04), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Os conselheiros de diversas regiões do estado, como Bauru, Marília, Presidente Prudente, Piracicaba, Jundiaí, Oeste Paulista, da Capital e outras áreas. Eles estão empenhados na defesa dos direitos da pessoa com deficiência e estão dispostos a contribuir com a elaboração de políticas públicas para esse público.
“Muitas propostas são apresentadas pelos deputados sem que as pessoas com deficiência sejam ouvidas. Nós sabemos a nossa realidade, o que é importante conquistarmos para a verdadeira inclusão”, afirmou Letícia Françoso, presidente do Conselho.
Para o deputado Luiz Claudio Marcolino, um dos problemas para a elaboração das políticas públicas é a falta de diálogo com as pessoas com deficiência, com o conselho que tem uma ampla representatividade em todo o estado. “Pela primeira vez, temos uma comissão permanente que vai discutir as políticas públicas para vocês. A presidente é a deputada Andrea Werner e eu também faço parte dessa comissão como suplente e vamos ter um trabalho intenso a partir de agora, para que as propostas realmente sejam transformadas em políticas públicas”, disse o deputado.
Na reunião, alguns pedidos foram feitos ao deputado como atenção às necessidades dos ostomizados, surdos, cegos, pessoas com baixa mobilidade, paralisia cerebral e outras que precisam ter suas necessidades atendidas para uma convivência em sociedade com direitos e respeito às especificidades de cada um.
“Tivemos muito avanço em relação ao trabalho, com oportunidades, mas não adianta o emprego se a pessoa não tem como chegar até o local para trabalhar. A dificuldade na mobilidade ainda é um obstáculo a ser superado para que as pessoas com deficiência tenham plenas condições de ingressar no mercado de trabalho”, afirmou o deputado Marcolino.