Biografia

Luiz Claudio Marcolino é economista, bancário e dirigente sindical. Iniciou sua militância política no final dos anos 1980, no movimento estudantil. Simultaneamente participava dos movimentos populares na zona sul da cidade de São Paulo. Eleito deputado estadual (PT) em 2010, cumpriu seu primeiro mandato entre 2011 e 2015 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quando foi líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 2022 é eleito para seu segundo mandato na Casa (2023-2027) e é vice-líder da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). É o atual secretário geral do PT-SP e vice-presidente licenciado da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SP). Filiou-se ao PT em 1989 e entrou na Faculdade São Luiz em 1998, tendo se formado em Economia em 2002. Funcionário do Banco Itaú desde 1989, foi na categoria bancária que se destacou nacionalmente, tendo sido secretário geral e presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região (2004-2010). Também atuou na administração da ex-prefeita Luiza Erundina (1989/2002) coordenando o trabalho de mobilização de moradores em 73 bairros da capital. Foi diretor técnico da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa) da capital no mandato do ex-prefeito Fernando Haddad na prefeitura (2015) e Superintendente Regional do Ministério do Trabalho em São Paulo (2015/2016) no governo da presidenta Dilma.

Como deputado, defende prioritariamente os direitos dos cidadãos paulistas e atua em buscar melhorias nas áreas da saúde, moradia, educação, segurança e transporte. Lutará pelo fortalecimento do Estado e pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras dos setores públicos e privados. Apoiará projetos de economia e crédito solidários, especialmente por meio do incentivo ao cooperativismo, ao empreendedorismo, aos micros e pequenos empresários. Buscará maior desenvolvimento econômico e social e lutará por mais recursos para o desenvolvimento das regiões metropolitanas e seus municípios e por projetos que atendam setores excluídos da sociedade.

Acompanhe as rede sociais
Enviar uma mensagem
Olá, Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?