Em seu discurso no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na sexta-feira, 17 de março, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino do Partido dos Trabalhadores (PT) comentou o descaso do presidente Ricardo Brito, do banco de fomento do estado de São Paulo, o Desenvolve SP, que até o momento não respondeu ao pedido de abertura de negociações do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, acerca do retorno ao trabalho presencial, desde 6 de março, 145 funcionários e funcionárias desde 6 de março.
A negociação com os sindicatos sobre o teletrabalho em qualquer tipo de instituição financeira faz parte da Convenção Coletiva dos bancários e os termos de retorno são negociados e estabelecidos em acordos aditivos específicos. Diante do impasse, o deputado formalizou ofício ao presidente do Desenvolve SP, Ricardo Brito, solicitando o agendamento urgente de reunião para discutir o assunto.
“O Desenvolve SP vinha até o mês de janeiro trabalhando de forma híbrida e a gente percebeu, inclusive pela denúncia que foi firmada, que o banco de fomento não tinha uma estrutura para receber de volta o conjunto de seus funcionários,” ressaltou Marcolino.
Segundo denúncia recebida pelo Sindicato dos Bancários e encaminhada ao mandato do deputado Luiz Claudio Marcolino, houve a confirmação de dois casos de Covid-19 no Desenvolve SP, o que gerou a paralisação de um andar inteiro da entidade. “Duas pessoas foram acometidas da Covid-19, demonstrando a irresponsabilidade do atual presidente do Desenvolve SP”, afirmou o deputado.
Vale ressaltar que o Sindicato dos Bancários solicitou, ainda em 17 de fevereiro de 2023, uma reunião com o presidente do Desenvolve SP, Ricardo Brito, mas até o momento o pedido de negociação não foi atendido.
“Ninguém está se recusando a retornar de forma presencial, mas tem que garantir que os trabalhadores não possam ser acometidos de Covid-19”, completa ele.
Agora com o endosso à denúncia pública e solicitação de reunião feitos pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, a esperança é que o senhor Ricardo Brito receba o deputado e demais representantes do Sindicato dos Bancários o mais breve possível.